Games | 25 Jogos Para Conhecer O Atari 2600

O Atari 2600 talvez tenha sido o console mais importante da história dos videogames, sobretudo porque ele foi o grande responsável pela primeira grande febre dos videogames, com a proposta de fazer as pessoas terem no conforto da lar a experiência dos jogos de fliperama, os chamados arcades. Até então, videogames eram artigos de luxo caros restritos aos que podiam pagar pelos consoles e seus respectivos cartuchos, mas, apesar de o console não ser tão barato assim tanto no Brasil quanto em outros países, os cartuchos lançados pela Atari não eram caros, e, colocando na balança os prós e contras, ainda assim o Atari 2600 foi de uma popularidade tremenda que até então nunca tínhamos visto na história dos games, quando comparamos com a trajetória de consoles como o dinossauro Odyssey ou a dupla ColecoVision e Intellivision.

Qual a explicação para tamanha popularidade? A meu ver, são três: uma foi o preço baratinho dos cartuchos dos jogos, o que facilitava a popularização deles; a segunda foi a tremenda simplicidade empregada nos jogos, e a terceira foi que, por conta dessa simplicidade, os jogos em sua grande maioria apelavam para a imaginação do jogador, e, assim, agregavam valor sentimental.

Quando olhamos pro Atari 2600 e pra sua lista de jogos, vemos que a simplicidade é reinante: nos gráficos, nos sons, na jogabilidade e na interface com o jogador. No que tange aos gráficos, era incrível o fato de que, dependendo do contexto do jogo, um único pixel poderia ser uma mosca, um tiro, um ser humano, um planeta, e mais o que a sua imaginação quisesse, tudo isso aliado aos efeitos sonoros únicos que só a Atari sabia fazer.

A jogabilidade também não poderia ser mais simples: o joystick consistia apenas em uma alavanca e um único botão, bem diferente do joystick à lá calculadora/telefone de consoles como o Intellivision, né?

O Atari 2600 foi lançado nos “States” em 1977 e desembarcou em terras brasileiras por volta de 1983, sob a chancela da Polyvox, uma subsidiária da Gradiente, mas, por conta da restrição da entrada de peças e acessórios para a montagem do console por aqui, o console teve inúmeros clones, dentre eles o VG-3000, que foi o que eu tive (obrigado, vô!).

O Atari 2600 foi também o protagonista do primeiro grande crash! dos video games, quando do lançamento do jogo E.T., inspirado no clássico filme de Spielberg. O jogo era pra ser lançado no Natal, e o programador, o Howard Scott Warshaw, teve pouquíssimo tempo pra concluí-lo e testá-lo, e aí, quando o jogo foi lançado, flopou completamente, e a Atari ficou com estoques gigantescos de exemplares do jogo encalhados, decidindo por enterrá-los (literalmente!), até que estes cartuchos desovados passaram por um verdadeiro trabalho arqueológico, o que rendeu o documentário Atari: Game Over.

As gerações mais novas não testemunharam o reinado do Atari 2600, mas seu legado repercute no universo dos games até hoje, e, se ocasionalmente o seu priminho viciado em Minecraft quiser “conhecer um joguinho novo”, porque não introduzí-lo a alguns dos pilares do panteão dos games lançados pelo Atari 2600? Foi pensando nisso que elaboramos essa lista com 25 jogos para conhecer o Atari 2600.

Combat

Clássico jogo de disputa entre dois jogadores, que se enfrentam no campo de batalha sob três possibilidades: ou pilotando tanques, ou caças, ou helicópteros. Em todo caso, a diversão é garantida.

Berzerk

Neste clássico, o jogador assume a identidade de um guerreiro do futuro que enfrenta robôs que se aperfeiçoam a cada nova fase, movendo-se mais rápido e também atirando mais rápido. É preciso cuidado redobrado pra escapar do “Smile” assassino que ronda cada fase: Evil Otto. Esse é um daqueles jogos do Atari 2600 em que os efeitos sonoros são um espetáculo à parte.

Adventure

Neste game, você assume a identidade de um pixel (cavaleiro medieval) que usa uma seta (flecha) para derrotar patos de borracha pixelados (dragões), enquanto leva seus troféus de volta aos seus castelos originais. Citado no extraordinário livro Jogador Número 1, de Ernest Cline, o Adventure foi o primeiro jogo da história a usar um easter egg: na época, os jogos eram programados por uma única pessoa e a Atari não dava o crédito aos seus programadores pelo desenvolvimento dos jogos, então o programador do Adventure, Warren Robbinett, escondeu seu nome escrito em uma das salas do jogo.

Jungle Hunt

Em Jungle Hunt, o jogador vive um explorador da natureza que atravessa vários perigos para resgatar uma mulher (Esposa? Filha?). Provavelmente foi um dos primeiros jogos da história a usarem o conceito do “chefão de fase” e terem um final definido.

Tron Deadly Discs

Baseado na clássica cena do filme Tron, estrelado por Jeff Bridges, em que o protagonista se vê em uma peleja mortal arremessando discos contra seus oponentes, Tron Deadly Discs é uma boa diversão, ficando cada vez mais difícil a cada nível novo.

Pitfall

Uma clássica aventura na selva, Pitfall teve uma sequência ainda pro Atari 2600, aprimorando o desafios do primeiro jogo, em que você tem que escapar de jacarés pulando em cipós e saltando por cima de troncos que tentam te derrubar.

Asteroids

Mais uma adaptação do clássico dos fliperamas, o Asteroids é mais um daqueles jogos em que a sobrevivência é o seu único objetivo, atirando freneticamente nos fragmentos de rocha ao seu redor.

Star Wars

Muitos dos videogames daquela época eram adaptações de obras da cultura pop, e Star Wars foi talvez a mais famosa delas. Na adaptação de Uma Nova Esperança, vemos a ousadia da Atari em dar ao jogo uma perspectiva em primeira pessoa, ao colocar o jogador no cockpit de um X-Wing para reviver a clássica cena da Batalha de Yavin que resultou na destruição da primeira Estrela da Morte. No segundo jogo da saga, O Império Contra-Ataca, a cena escolhida foi a Batalha de Hoth, em que o jogador enfrenta os gigantes blindados AT-AT. Por fim, no Retorno de Jedi, o jogador pode se aventurar pelas florestas de Endor enfrentando AT-STs ao lado dos simpáticos Ewoks, ou também pode se aventurar no espaço enfrentando a frota imperial na tentativa de destruir a segunda Estrela da Morte ainda em fase de construção. O Retorno de Jedi é o único título que rendeu duas aventuras, e a Força é presentemente forte com esses três jogos.

Donkey Kong

Antes de se tornar herói, o gorilão engravatado Donkey Kong era vilão, acredite se quiser! E mais: o herói designado para enfrentar o gorilão e resgatar a princesa é ninguém menos que Mario Bros, que posteriormente ganhou seu próprio game ao lado do irmão Luigi no Atari 2600. Neste jogo maneirinho, seu objetivo é guiar Mario até o topo da estrutura, driblando todos os barris arremessados por Donkey, e libertar a princesa cativa. Boa sorte!

X-Man

Nos anos 80, não tinha internet e, por consequência, não tinha XVideos, mas tinha os lendários porn games da Atari. Sim sim: eram jogos de videogame de temática adulta! O mais emblemático deles talvez tenha sido X-Man, em que o jogador deve guiar o protagonista por um labirinto, driblando armadilhas que atacarão seu “melhor amigo” lá embaixo e, no final, receber a “recompensa”. Os gráficos não são lá essas coisas, mas sua imaginação faz todo o trabalho sujo!

Missile Command

Os anos 80 foram a última década da Guerra Fria, a guerra não-declarada entre os Estados Unidos capitalista e a comunista União Soviética, e a temática da Guerra Fria era recorrente entre os jogos do Atari 2600, dentre eles Missle Command. O medo de que as duas potências deflagrassem uma guerra nuclear levou à crença de que ambas tinham bases secretas de mísseis nucleares prontos pra serem lançados, e, partindo dessa premissa, Missile Command é um jogo cujo objetivo é neutralizar os mísseis inimigos a partir da sua base em terra. Um espetáculo de ação e efeitos sonoros que só a Atari sabia fazer!

Cosmic Ark

Como seria se a Arca de Noé fosse no século XXI e no espaço? Uma possível resposta estaria com certeza no jogo Cosmic Ark, em que você pilota uma nave-mãe que neutraliza tiros dos inimigos, ao mesmo tempo em que pilota uma nave auxiliar pra descer em terra e coletar espécimes que se movem freneticamente (haja paciência!).

Space Invaders

Adaptado do clássico dos fliperamas, Space Invaders fez um sucesso estrondoso, conseguindo trazer pra dentro da casa das pessoas a magia de combater ondas de ataques de alienígenas hostis.

Atlantis

Neste jogo que é extremamente bonito visualmente e é agraciado com efeitos sonoros muito maneiros, sua missão é usar as defesas da cidade de Atlântida para defendê-la de inimigos. Boa sorte!

Defender

Um dos títulos mais emblemáticos do Atari 2600, em Defender o jogador pilota uma nave de combate pra enfrentar discos voadores alienígenas ao mesmo tempo que resgata pixels (pessoas) e protege a cidade.

Spike’s Peak

Em Spike’s Peak sua missão é conquistar uma montanha fincando sua bandeira no topo dela, mas cuidado: águias, avalanches, ursos da neve e deslizamentos são perigos constantes e podem comprometer o sucesso de sua missão. Um joguinho desafiador, um dos poucos a ter efetivamente um final.

E.T.

Como já citado no início desse texto, E.T. foi o jogo responsável pelo primeiro grande crash dos videogames em 1983 e foi, durante muito tempo, considerado simplesmente o pior jogo de videogame da história. Baseado no arco do filme em que o E.T. constrói um equipamento para tentar fazer contato com seus semelhantes, o jogador deve reunir itens para construir a máquina, fazer contato e, de quebra, ainda tem que fugir de cientistas e caçadores. O problema é que as pistas eram muito enigmáticas, o bicho ficava caindo toda hora nos poços, e os caçadores e cientistas não davam trégua. Deixo aqui a sugestão desse jogo para que o leitor também conheça as limitações do Atari 2600 na época.

River Raid

Um dos jogos de combate mais memoráveis de todos os tempos, em River Raid você é um piloto de caça que tem que detonar com navios e helicópteros de combate, pontes de bloqueio, e ao mesmo tempo desviar de aviões civis e reabastecer combustível para seguir em frente, tudo isso regrado com os soberbos efeitos sonoros que eram a especialidade da Atari.

Sneak N’ Peak

Que tal brincar de Esconde-Esconde nesse joguinho bacana? Esse é mais um exemplo de como a simplicidade do Atari 2600 gerava uma boa diversão.

Frogs And Flies

Nesse jogo a regra é simples: chame um amigo, assuma a identidade de um sapo e pegue a maior quantidade de moscas (píxeis) que você conseguir. Mais um daqueles jogos extremamente simples, onde a imaginação é palavra de ordem e a diversão é garantida.

Kaboom!

Um dos jogos mais divertidos do repertório do Atari 2600, Kaboom! é um jogo frenético em que você tem que evitar que as bombas caiam sobre você, com o grau de dificuldade aumentando cada vez mais a cada nível. É recomendável usar aquele joystick com o botão em rodela pra você se deslocar pela tela. O joystick da alavanquinha é meio complicado de manusear nesse jogo.

Frogger

Por que o sapo atravessou a rua? Ora essa, pra chegar do outro lado, é claro! Essa é a sinopse desse joguinho divertido e extremamente simples do Atari 2600.

Tempest

Mais um dos muitos jogos mencionados em Jogador Número 1, Tempest é o jogo que, segundo seus criadores, “tentou colocar o Space Invaders na perspectiva da primeira pessoa”, com o jogador mudando de posição ao longo das passagens geométricas pra neutralizar os ataques de alienígenas. É também mais um dos muitos títulos dos fliperamas adaptado para o Atari 2600.

Enduro

Esse foi talvez o primeiro jogo de corrida da vida de muita gente (inclusive eu!). Desvie dos outro carros, pise fundo, e faça a maior quantidade de pontos que conseguir.

This Planet Sucks!

Baseado no jogo Lunar Rescue, sua missão nesse remake bacaninha é resgatar a tripulação que tá em uma missão em um planeta, sendo que a maior dificuldade é justamente as pessoas que você quer resgatar: tomadas de pânico, elas correm de um lado pra outro o tempo todo, o que aumenta o risco de você pousar com a nave em cima delas, então tome cuidado e ao resgate!

Enfim, estes foram alguns títulos da vasta biblioteca de jogos do Atari 2600, o que, é claro, não dá pra esgotar em um texto curto como este. Em todo caso, Atari 2600 é sempre sinônimo de diversão, então deixe o seu joínha no texto, assuma o seu lugar nos controles e aproveite! Você pode experienciar o Atari 2600 usando emuladores como Stella, ou pelo Atari Flashback 7, lançado recentemente pela Tec Toy, que custa a bagatela de 500 Biroliros.

3 comentários em “Games | 25 Jogos Para Conhecer O Atari 2600

Deixe um comentário